Paulinia Paulínia

  

Notícias

  




INCLUSÃO

 01/08/2019  - Associação da Pessoa com Deficiência e Doença Rara lança Multa Moral




INCLUSÃO



A Asaddep (Associação de Aprendizagem e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência e Doença Rara de Paulínia) lançou na tarde de quarta-feira (31) a campanha ‘Multa Moral’, com o objetivo de chamar a atenção para os direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, empoderando-as a cobrarem uso dos espaços públicos e aplicando “multa” quando necessário. A penalidade não tem peso real, como aquelas previstas nas leis de trânsito, mas serve para alertar motoristas que não respeitam a sinalização. O objetivo é alertar sobre a necessidade de manter as vagas especiais e rampas de acesso livres para uso de quem precisa.

A presidente da entidade, Valdireny de Mira da Silva, contou que a associação tomou essa atitude diante de tantos percalços que os deficientes enfrentam diariamente para conseguirem se locomover nas ruas de Paulínia. “Existem as vagas reservadas para idosos e cadeirantes, mas os motoristas simplesmente usam as vagas sem pudor nenhum, com aquela desculpa que é só um minutinho e, com isso, atrapalham e muito nossa vida. Criamos esse material para que qualquer um que se sinta desrespeitado aplique a multa moral, para tentar levar essa reflexão”, explicou Valdireny que também faz parte do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, no tocante às doenças raras.  

Para aplicar a “multa”, a associação imprimiu mil folhetos que serão distribuídos entre os 30 integrantes, que terão autonomia para autuar os motoristas. No papel a pessoa pode marcar qual tipo de infração foi cometida, como estacionamento irregular em vaga reservada, sobre a calçada ou bloqueando a guia rebaixada, por exemplo. Depois só fixar no para-brisa do veículo. “Estamos fazendo essa reivindicação para ocupar nossos espaços de direito”, reiterou a vice-presidente Nilsa Joaquim. “Certamente a pessoa vai levar um susto ao ver o papel e esperamos que o motorista fique, ao menos, constrangido”, completa.

Com o foco de empoderar as pessoas com deficiência, Valdireny chamou atenção que apenas pessoas conscientes e educadas são capazes de lutar por seus direitos e reclamou mais acessibilidade por parte dos órgãos públicos, assim como campanhas de conscientização para a população. Entre os presentes, o prefeito de Paulínia ouviu as reivindicações e se comprometeu em trabalhar para isso. “Vemos que a luta é incansável. O trabalho da Associação é maravilhoso, mas todos precisamos estar unidos em prol da mesma causa para termos bons resultados. Vou fazer o que estiver ao meu alcance”, falou o prefeito que se comprometeu em pedir mais fiscalização junto à Secretaria de Transportes. 


Direito

Segundo a organização do movimento, tudo foi planejado tendo como respaldo a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) Lei 13.146/2015 artº 47 § 2º que diz que “Em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas, devem ser reservadas vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade, desde que devidamente identificados”.


Para um segundo momento, os membros da Asaddep estão planejando uma ação no trânsito da região central para chamar a atenção sobre a campanha, mas ainda sem data definida.  

“Nossa luta é moral. Existe a luta legal, mas a fiscalização é falha. Com nossas deficiências somos obrigados a enfrentar muitas dificuldades, matamos um leão por dia, mas as pessoas precisam ter consciência de que existimos e temos direitos. A sociedade deve se adaptar aos deficientes e não o contrário”, protestou Nilsa. 

A associação realizou o evento com apoio da Prefeitura de Paulínia, no salão nobre do paço municipal. O prefeito participou do encontro que contou com integrantes da associação, intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), secretários municipais e a vereadora Fábia Ramalho (PMN), militante da causa. 


Download: http://www.paulinia.sp.gov.br/downloads/semasc/semasc_multa_moral.jpeg


Assessoria de Comunicação



Destaques


10 notícias mais acessadas



Mais notícias

DataTitulomais...
15/08/2019 - Semana Jurídica recebe mais de 400 estudantes e profissionais do Direito saiba mais...
14/08/2019 - Festival de Carrinho de Rolimã movimenta avenida do Jardim Ypê neste domingo saiba mais...
14/08/2019 - Prefeitura volta a oferecer emissão de carteiras de trabalho no paço saiba mais...
13/08/2019 - Mais de duas mil pessoas passam pelo ‘Alegria nos Bairros’ no sábado e domingo  saiba mais...
13/08/2019 - Orquestra Sinfônica Brasileira dá aula especial a alunos de trombone e trompete saiba mais...
12/08/2019 - Cerca de três mil realizam cadastro do Cartão Viva Paulínia na primeira semana saiba mais...
12/08/2019 - Prefeitura começa a cobrar taxa de licenciamento ambiental nesta quinta-feira saiba mais...
09/08/2019 - Estudantes podem retirar carteirinha a partir desta segunda-feira (12) saiba mais...
09/08/2019 - Guilherme de Sá e convidados no Theatro Municipal, dia 23 de agosto    saiba mais...
09/08/2019 - Show de tributo a Elton John no domingo, 25 de agosto saiba mais...
08/08/2019 - Carreta odontológica ‘Doutor Paulínia’ chega ao São José  saiba mais...
08/08/2019 - Pauliprev antecipa 13º de inativos e pensionistas saiba mais...
08/08/2019 - Pais voltam a praticar BMX para acompanhar os filhos saiba mais...
07/08/2019 - Servidores Públicos recebem antecipação do 13º salário saiba mais...
07/08/2019 - Campanha de Vacinação antirrábica animal saiba mais...
07/08/2019 - Prefeitura protocola na Câmara Projeto de Lei que cria vagas para estagiários  saiba mais...
07/08/2019 - Espetáculo de dança promete emocionar com histórias de superação  saiba mais...
06/08/2019 - Mais de 500 fazem cadastro no primeiro dia para cartão Viva Paulínia saiba mais...
05/08/2019 - Cartão Viva Paulínia promete unificar cadastros para serviços públicos saiba mais...
05/08/2019 - Semana Jurídica acontece nos dias 12 e 13 de agosto; inscrições estão abertas  saiba mais...
                             

 


Designed by SGP/DETINF