Prefeitura Paulínia Prefeitura de Paulínia
Mini Pantanal
  Mini Pantanal  

  

Notícias

  




UBS CENTRO II

 30/05/2019  - Inaugurada nova UBS Centro II com capacidade para 280 atendimentos por dia




UBS CENTRO II



Em solenidade com a presença do prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira, acompanhado pela primeira-dama Alessandra Cristina Ferreira, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (29), a nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro II. Também estavam presentes o presidente em exercício da Câmara Zé Coco, além dos vereadores Marquinho Fiorella, Tiguila, Luciano Ramalho, Xandynho Ferrari, Manoel Filhos da Fruta, Marcelo D2 e José Soares. O secretário de Saúde Luís Carlos Casarin e outros secretários participaram do evento, ainda prestigiado por inúmeros convidados e moradores da cidade.

Na ocasião, a representante da Secretaria de Saúde do Estado, Marlene Rizziolli Lima, observou em discurso a importância da nova UBS ao ressaltar que de 80 a 85% dos casos atendidos na área de saúde são resolvidos ainda nessas unidades de atenção básica. 

Também em pronunciamento, o vereador José Soares destacou o trabalho que Loira vem desenvolvendo para sanar os problemas herdados de administrações anteriores na área da saúde e fez questão de enfatizar que “torce e trabalha para que tudo dê certo”. 

Já o presidente da Câmara Zé Coco parabenizou a administração pela priorização da saúde e afirmou que a atuação do secretário Casarin “tem sido notável”, mas lembrou que “ainda temos muito trabalho pela frente para devolvermos o que a população realmente necessita”. Finalizando, o vereador desejou “todo sucesso” ao prefeito Loira e ainda se colocou à disposição “para somar em tudo o que for necessário”. 


Situação caótica

O secretário Luís Carlos Casarin recordou na oportunidade a situação caótica que encontrou na cidade ao assumir a Saúde há 4 meses. Processos administrativos atrasados ou paralisados, atendimento precário a pacientes, falta crônica de remédios e insumos, equipamentos quebrados ou com manutenção precária, eram alguns dos inúmeros problemas encontrados na época. 

Assinalou que, em pouco mais de quatro meses, a situação já é outra com muitos desses problemas contornados e alguns até já sanados. Destacou que a Saúde restabeleceu o fornecimento de praticamente todos os 598 itens que compõem a cesta de remédios disponível aos usuários do sistema, ressalvando que se ainda existem faltas pontuais são por conta de problemas alheios à administração, como atraso na entrega por fornecedores. 

No período os equipamentos adquiridos e recuperados somaram mais de uma centena e os atendimentos vêm sendo gradativamente normalizados e agilizados, passando agora por reformulação com contratação de mais funcionários e otimização de processos em diversos setores, entre outras iniciativas.

Informou ainda que estão curso medidas para priorizar moradores de Paulínia no Pronto Socorro do HMP, já que entre 30 a 35% dos atendimentos realizados são de pacientes de outras cidades da região. “Passamos por mais de três meses críticos, mas nesses próximos dois a três meses a situação vai ser outra”, finalizou o secretário.

Encerrando a solenidade, o prefeito Loira aproveitou para destacar a parceria entre Prefeitura e Estado que já possibilitou a entrega de duas UBSs e uma outra ainda em construção. “Se a gente não tiver saúde, não temos nada”, assinalou ao destacar uma das prioridades da sua gestão. Aproveitou para gradecer o empenho e a colaboração dos 1,5 mil servidores da área. “Para mim, vocês são uns heróis”, afirmou.

Ainda no seu pronunciamento, o prefeito falou um pouco sobre seu trabalho frente à administração nesses últimos meses. “Paulínia estava quase que paralisada. Há praticamente 12 anos não acontecia nada na cidade”, lembrou ao pontuar que no momento 32 escolas passam por reforma ou manutenção e ainda enumerou as diversas ações que vêm implementando para fazer a saúde pública voltar a atender decentemente a população.

Ao final, fez questão de enfatizar que “sozinho a gente não faz nada, temos que ter união. As portas do gabinete do prefeito não são blindadas e estão sempre abertas a quem queira nos trazer ideias ou mesmo fazer críticas construtivas que contribuam com a melhoria da administração”.  

UBS Centro II

Construída em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, com investimento de R$ 3,4 milhões, a UBS Centro II é a segunda unidade inaugurada na atual gestão do prefeito Loira, através do Projeto Saúde em Ação. Em abril, já havia sido entregue a UBS do Cooperlotes e uma terceira será construída na região do Monte Alegre.

“Trata-se de mais uma conquista para a saúde, que é a minha prioridade e vai contribuir muito para desafogar a antiga UBS Centro, fazendo com que os moradores da região sejam beneficiados com atendimentos mais rápidos”, assinalou Loira. 

A nova UBS tem 680 metros quadrados de área construída, oito consultórios, sala de curativos, sala de vacinas, inalação, medicamentos, sala de atividades coletivas, área administrativa, sala de reuniões, conta com 35 funcionários e tem capacidade para fazer até 280 atendimentos por dia. 

Com a transferência de 7 mil prontuários da antiga unidade do Centro, atende moradores do Parque da Figueira, Santa Terezinha, Jardim Morumbi, Jardim Europa e Jardim América. Procedimentos como consultas, vacinas, curativos e coletas de exames serão feitos no local. Os profissionais da unidade receberam treinamentos e qualificações sobre atendimentos humanizados. 

A UBS fica na Rua Izolino Clemente Duarte, 158, no Jardim América, próximo ao Atacadista Assai. O funcionamento é das 7h às 19h.



Destaques




Mais notícias

DataTitulomais...
18/06/2019 - Festa Junina no São José acontece neste sábado saiba mais...
17/06/2019 - Afonso Padilha traz para Paulínia ‘Alma de Pobre’ saiba mais...
17/06/2019 - Após contratações, Fisioterapia zera fila de espera para procedimentos urgentes saiba mais...
14/06/2019 - Novo sistema eletrônico de compras gera economia e transparência às licitações saiba mais...
13/06/2019 - GMs passam por treinamento para uso de drone saiba mais...
13/06/2019 - Festa junina da Secretaria de Turismo e Eventos chega ao Monte Alegre  saiba mais...
12/06/2019 - Parceria entre Prefeitura e entidade doa óculos para alunos da Escola Maestro  saiba mais...
12/06/2019 - Fundo Social de Solidariedade distribui agasalhos e alimentos a moradores de rua saiba mais...
12/06/2019 -  Educação de Jovens e Adultos: inscrições abertas até sexta saiba mais...
10/06/2019 - Unidade de Fisioterapia reabre após reforma e recebe novos equipamentos e profis saiba mais...
10/06/2019 - Cerca de mil pessoas participam de festa junina no Bom Retiro  saiba mais...
10/06/2019 - Paula Toller se apresenta no Theatro Municipal de Paulínia nesta sexta saiba mais...
07/06/2019 - Semana do Meio Ambiente encerra com presença de 500 alunos saiba mais...
07/06/2019 - Prefeitura promove Festa Junina no Bom Retiro para toda a família saiba mais...
07/06/2019 - CAPS promove projeto de inclusão de pacientes com passeios  saiba mais...
06/06/2019 - Seddema fixa placas na lagoa do João Aranha saiba mais...
05/06/2019 - Crianças participam de plantio e palestras no Dia do Meio Ambiente  saiba mais...
04/06/2019 - Vacinação contra gripe já está liberada a toda população  saiba mais...
04/06/2019 - Prefeitura inicia Projeto Controlar de combate às pragas nas escolas  saiba mais...
03/06/2019 - Semana do Meio Ambiente com plantio e ações de conscientização saiba mais...