Prefeitura Paulínia Prefeitura de Paulínia
Praça na cidade
  Praça na cidade  

  

Notícias

  




BEM ESTAR ANIMAL

 04/10/2018  - Reunião apresenta estrutura do DPBEA




BEM ESTAR ANIMAL



A Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) promoveu na noite de ontem, 3 de outubro, uma reunião para apresentar a estrutura do Departamento de Bem Estar Animal (DPBEA) que será criado em Paulínia assim que todos os trâmites legais estiverem concretizados. O encontro reuniu representantes de várias secretarias municipais, inclusive o novo secretário de Governo, Flavio Xavier, o secretário da Seddema, Vicente de Paulo Souza, e da Defesa Civil, José Carlos de Campos Almeida, também o representante da Câmara, o vereador José Carlos Coco da Silva "Zé Coco", e pessoas da comunidade, interessados no bem estar e saúde animal. Para uma apresentação e explanação de sua experiência e da estrutura, o evento contou ainda com a participação do diretor do Departamento de Bem Estar Animal (DPBEA) de Campinas, Paulo Anselmo Nunes Felippe.

No início da reunião, a diretora de Desenvolvimento do Meio Ambiente da Seddema, Cristiane de Cassia Ribeiro Novais, fez uma explanação sobre a legislação que trata do assunto, do Ministério da Saúde, portaria nº 1.138, publicada em maio de 2014 que padronizou nacionalmente as atividades realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), instituindo um novo cenário e transferindo para a pasta do Sistema Nacional de Meio Ambiente a responsabilidade de proteção e bem estar de animais domésticos e silvestres. Também tratou dos mecanismos de trabalho do DPBEA como a microchipagem de animais, castração, orientação veterinária, resgate de emergência e acolhimento, adoção, fiscalização de maus tratos e educação e informação sobre guarda responsável, da estrutura física do Centro de Saúde Animal e estrutura técnica do DPBEA. Após a apresentação, o diretor do DPBEA de Campinas, contou um pouco do seu trabalho naquele município e apontou algumas situações diferenciadas para a criação do órgão em Paulínia.

De acordo com o secretário da Seddema, Paulo Souza) próximo passo para a implantação do órgão em Paulínia é a aprovação do projeto na Câmara de vereadores e disse que há muito tempo o município espera o DPBEA.  

 



Destaques