Parque Zeca Malavazzi

UNIVERSIDADES PÚBLICAS

13/09/2018  - Alunos de Escolas Municipais se destacam em vestibulares

UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Um número fantástico de alunos da Rede Municipal de Ensino de Paulínia, das graduações técnicos e profissionalizantes, que supera o de muitas escolas particulares de prestígio, foI aprovado em vestibulares de universidades públicas e particulares. Dos estudantes que a Secretaria Municipal de Educação obteve contato para se informar, mais de 60 alunos da Escola Técnica de Paulínia (ETEP) e do Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP) foram aprovados nos vestibulares neste ano. Desses, 44 passaram em universidades públicas como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Instituto Federal de Caraguatatuba (IFC), Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Da Escola Técnica de Paulínia (ETEP), dos 54 alunos das turmas dos terceiros anos, 55,5% passaram em vestibulares, 13 não prestaram, 11 a escola não conseguiu contato. Contudo, 25 alunos conquistaram com sucesso suas entradas para as universidades públicas. Já o Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP), dos 80 alunos que finalizaram o curso, 61 fizeram provas dos vestibulares, 30 alunos entraram para os cursos e, superando as expectativas, 19 alunos, ou seja 63%, conquistaram um lugar em universidades públicas.

As opções de escolha de curso foram as mais variadas, com alguns alunos optando em seguir para um curso de graduação na mesma área da sua formação técnica, até alunos que resolveram mudar para uma nova área. Um exemplo é o estudante Pedro Henrique do Amaral Loures Nogueira, 18 anos, que se formou em técnico em informática, e passou em análise e desenvolvimento de sistemas, na Unicamp. Pedro conta que o resultado foi chocante, pois não acreditou que conseguiria passar na prova de uma universidade tão bem conceituada. “Eu não estava com muita crença de que ia conseguir essa conquista e me senti bem orgulhoso de ter conseguido. Pude provar para muitas pessoas que não acreditaram. Consegui manter meu foco e minha vontade de ter uma faculdade excelente no currículo”, contou. Ele tem certeza que essa vitória vai abrir muitas portas para sua vida profissional. Pedro conta que o curso técnico no CEMEP foi importante nesse período de vestibular e ajudou. “Você já entra lá e os professores já estão com o intuito de nos preparar pra faculdade e grandes conquistas”, explicou.

Já para Laís Furlan Ferreira,18 anos, que entrou para cursar Administração Pública, também na Unicamp, o curso técnico que fez no CEMEP não está diretamente ligado ao curso de graduação, mas acredita que ter cursado o CEMEP fez total diferença. A visão da escola de preparar o aluno desde o primeiro ano para os vestibulares ajudou muito. “Eles preparam o aluno tanto no conhecimento como no emocional” ressaltou. Sobre seu feito, comentou: “Foi muito gratificante para mim e para minha família, eles ficaram bem orgulhosos”, anotou.

"Nós, da Secretaria de Educação, acreditamos que uma educação de qualidade se faz com empenho e excelente no trabalho em equipe: Secretaria, diretores, professores e todos funcionários das unidades escolares. O resultado atingido pelos alunos da rede municipal do CEMEP e ETEP demonstra que estamos no caminho certo de excelência na educação. Minha gratidão a todos os envolvidos e parabéns aos alunos", observou o secretário Luciano Ramalho.

De acordo com o diretor de unidade escolar do CEMEP, Rogério Marim, outra informação de destaque, de acordo com o Jornal Folha de São Paulo, é que o CEMEP ocupa a 3ª posição no ranking das escolas de ensino médio municipais no Estado de São Paulo e a 8ª posição no território Nacional. A unidade não informou os nomes de todos os alunos, nem os cursos, se limitando a informar as instituições para onde seus alunos migraram: UFMT, IFSP, UNICAMP, UNESP, UFSCAR, IFC, UFFS e UTFPR.

Estágios supervisionados em empresas da região

O CEMEP oferece ainda para seus alunos convênio com 42 empresas para estágios, entre elas as empresas, Icaro Tecnologies Serviços e Comércio Ltda; Petrobrás Distribuidora S/A – BR; CIEE-Centro de Integração Empresa-Escola; Fundação CpQD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e Dextra Sistemas Ltda.

Atualmente possui 38 alunos estagiando (2018) na área de informática, sendo: 9 alunos na Fundação CpQD, 5 na Icaro, 4 alunos na Petrobrás Distribuidora S/A – BR e os demais em outras empresas da região.

RELAÇÃO DAS APROVAÇÕES EM VESTIBULARES 2018 da ETEP

Aluno