Prefeitura Paulínia Prefeitura de Paulínia
Paço Municipal
  Paço Municipal  

  

Notícias

  




SEMANA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 13/09/2018  - Prefeitura promove uma série de ações




SEMANA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA



Inspirados pelo dia 21 de setembro, considerado desde 1982 o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, vários departamentos da Prefeitura Municipal de Paulínia estão mobilizados com atividades para chamar a atenção da sociedade para a inclusão social da Pessoa com Deficiência. Algumas ações já estão acontecendo e outras começam a partir da abertura oficial da 9ª Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência, que será realizada no período de 17 a 21 de setembro. Todo trabalho e atividades contam com o apoio de colaboradores. A abertura oficial será realizada no Auditório Carlos Tontoli (Sala de Imprensa), no Paço Municipal, dia 18 de setembro, a partir das 19h30, com a palestra “Diagnóstico de Deficiência Mental”, ministrada pela Dra Natália Bertoldi. Antes disso, está programado o passeio na Fazenda Campo dos Sonhos.

Integrando as ações, a Escola Municipal Ensino Fundamental Profª Flora Aparecida Toledo Lima, que atende atualmente 26 alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, levantou a bandeira da inclusão com maior intensidade, levando a comunidade escolar a participar e refletir como agentes transformadores na sociedade através do Projeto Escola de Pais e Filhos. Na EMEF serão oferecidas oficinas, atividades e vivências que culminarão nas possibilidades de ampliação das discussões, reflexões e construções de práticas sociais que vão além do muro escolar. Para isso, desde o dia 3 de setembro está desenvolvendo uma série de atividades que inclui montagem de painéis visuais com informações para os alunos a respeito da Inclusão das pessoas com deficiência. No Desfile de 7 de Setembro, foi abordado a temática envolvendo pais e alunos da Unidade Escolar. Implementaram a “Biblioteca Inclusiva” com histórias contadas em LIBRAS a todos os alunos da EMEF. Do dia 17 ao dia 21, terá na escola apresentação de vídeos de curta metragem, a todos os alunos, que abordam a questão. No dia 25, oficina para pais e filhos onde serão oferecidas onze oficinas de vivências e reflexões acerca das deficiências, possibilitando que pais e filhos se sensibilizem com a questão e ampliem seus conhecimentos. Nos dias 1 e 2 de outubro, acontece a Árvore de Pirulitos: momento de história contada pelo autor Benedito Leal, em Braille, e ainda a inauguração do Jardim Sensorial.

Ainda no dia 19 de setembro, acontece a Roda de Conversa na Casa dos Conselhos, das 9h30 às 11h. Na sequência, no período da tarde, das 13h às 16h, acontece a Tarde Cultural, também no auditório Carlos Tontoli. Também o Centro de Reabilitação de Paulínia (Cetreim) realizará no dia 20 de Setembro uma ação especial, o Dia da Beleza, com o objetivo de propiciar às pessoas com deficiência de Paulínia corte de cabelo e maquiagem. A ação será um momento de muita descontração em que os portadores de deficiência poderão melhorar sua autoestima. O ato vai ocorrer das 8h às 11h e das 13h às 16h, no prédio do próprio Cetreim.

O encerramento vai acontecer dia 21 de setembro, com uma Caminhada. A Semana é organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 



Destaques