Prefeitura Paulínia Prefeitura de Paulínia
Mini Pantanal
  Mini Pantanal  

  

Notícias

  




MOBILIDADE URBANA

 13/06/2018  - Investimento no trânsito visa reduzir acidentes e ampliar sistema viário urbano




MOBILIDADE URBANA



As constantes reclamações da população referentes aos problemas no trânsito, o alto número de acidentes nas vias de tráfego e a necessidade de uma adequação radical na sinalização em diversas regiões do município motivaram a Prefeitura Municipal de Paulínia, através da Secretaria Municipal de Trânsito de Paulínia (SMTRANS), a projetar uma verdadeira revolução no sistema viário urbano. A conclusão do projeto sugere ajustes de melhorias a longo prazo e por etapas, mas promete causar um grande impacto que melhorará consideravelmente a mobilidade urbana e em especial a segurança na cidade. Para isso está em andamento um processo de contratação de uma empresa para a prestação de serviço de instalação e manutenção de sinalização horizontal, vertical e semafórica, além de outros.

O pacote de ações deve acontecer por etapas. Umas das mudanças será no transporte rodoviário de cargas ou produtos perigosos no município que será regulamentado apontando proibições na circulação desses veículos em avias públicas internas aos bairros e, nas avenidas, haverá restrição em certos horários. Outra medida, que é tratada como prioridade pelo governo, são as melhorias no acesso à Região Norte, que compreende os bairros: João Aranha, São Jose e Bonfim. A intervenção se dará com abertura de uma terceira faixa na Avenida Jose Paulino nas proximidades do Fontanário, a ampliação da faixa na Rotatória do Fontanário. Também nos horários de pico, haverá acréscimo de uma faixa, para isto se inverterá o sentido de uma das faixas da Avenida Jose Paulino, próximo a ponte no pico da tarde (horário com maior movimentação) e a criação de um novo acesso à Avenida Roberto Mange, que passará a funcionar como alternativa a Avenida Paulista para acesso à Avenida João Aranha. O trânsito no entorno do Hospital Municipal também será afetado com as mudanças que permitirá melhor fluidez, macroacessibilidade, nova circulação e melhorias no estacionamento de veículos para os usuários.

O projeto ainda contempla uma nova proposta de circulação para maior fluidez na Avenida José Paulino, atingindo os bairros: Jardim dos Calegaris, Jardim Vista Alegre, Jardim Nossa Senhora Aparecida e Morumbi. “Com investimentos na ordem de aproximadamente R$ 9 milhões, o pacote de ações trará expressivas melhorias e benefícios para a população.  Os riscos de acidentes de trânsito paulinense reduzirão consideravelmente, implicando diretamente em diminuição nos gastos públicos na Saúde”, ressaltou o secretário de Transportes Laércio Giampaoli.

O pacote foi apresentado na Câmara Municipal de Paulínia, na segunda-feira, dia 11 de junho. Estiveram presentes membros da Setransp, o secretário de Governo, Beto Cavalaro, e os vereadores Flávio Xavier (PSDC), Fábio Valadão (PRTB), Du Cazellato (PSDB), Zé Coco (PV), Fábia Ramalho (PMN), Danilo Barros (PR) e Edilsinho (PSDC) e assessores de João Mota (PSDC) e Loira (PSDC).

 



Destaques