Prefeitura Paulínia Prefeitura de Paulínia
Mini Pantanal
  Mini Pantanal  

  

Notícias

  




CAMPANHA LAÇO AMARELO

 08/01/2018  - As férias chegaram! Viaje com segurança




CAMPANHA LAÇO AMARELO



A Prefeitura Municipal de Paulínia, através da Secretaria de Segurança e de sua Divisão de Trânsito – DITRAN, começa a alertar aos motoristas sobre como se comportar no trânsito neste início de ano e que coincide com período de férias escolares. É nesse período, também, que a maioria dos trabalhadores tira suas merecidas férias. E, como todo mundo gosta de tirar uma folga do trabalho e passear com a família, não deve esquecer dos cuidados necessários para quem vai ficar longos períodos na estrada. A Campanha Município Laço Amarelo vai dar uma série de dicas para que todos possam ficar alertas, através de fotos, áudio e vídeos.

As dicas de segurança já são bem conhecidas dos motoristas: dar uma olhadinha na calibragem dos pneus, verificar freios e amortecedores e as luzes do carro ou mesmo da moto devem estar em perfeitas condições para seguir viagem. Parece banal, mas muitas pessoas esquecem de ver se o veículo tem combustível suficiente para seguir viagem. Já pensou ter um transtorno enorme por causa disso? Fique atento a esses cuidados para evitar panes e correr riscos com a família.

As estradas estarão cheias! E é fato que ocorrerão congestionamentos enormes que levam horas para terminar. Para enfrentar essa situação, melhore seu conforto dentro do carro e fique atento à sua postura. Coloque o banco numa distância em que você consiga apertar a embreagem até o final e apoiar seu pé no assoalho para que a perna descanse. Suas costas devem estar totalmente apoiadas no encosto do banco para evitar tensão muscular e dores mais tarde. Ajuste os espelhos retrovisores internos e externos para aumentar seu conforto e segurança.

Tenha paciência. Sua irritação não irá fazer com que os carros à sua frente desapareçam. Mantenha a calma e curta o momento de estar em família para conversar e propor brincadeiras!

Durante o mês de férias, nem sempre programar um horário para viajar surte efeito positivo. Se informe quanto ao horário em que o registro de carros é menor. Consulte a previsão do tempo para casos de chuva ou mesmo de neblina nessa época. E se chover, redobre seu cuidado, diminua a velocidade e redobre sua atenção.

A distribuição de bagagens nos veículos também merece a atenção do condutor. Não coloque o peso de um lado só para não comprometer a estabilidade do veículo e gerar desgaste do pneu desequilibrado. Vale a pena dedicar-se à distribuição correta das bagagens no porta-malas. Não carregue bagagem nos bancos do carro. Use o assoalho para acomodá-las. Numa eventual colisão esses objetos dentro do veículo serão arremessados contra os passageiros.

Lembre-se: nada dentro de um carro deve ficar solto, nem sacolas, nem sapatos ou mochilas. Muito menos as crianças! Elas só devem seguir viagem se estiverem usando os dispositivos de segurança próprio para sua idade, a chamada popularmente de “cadeirinha”, ou com o cinto de segurança, se já tiverem altura e idade para se fixarem a ele adequadamente. Preserve a segurança dos pequenos, seja no trajeto de dois km ou de 2.000 km.

O bichinho de estimação também vai viajar? Para os pets até 10 kg existe no mercado dispositivos próprios como ‘cadeirinhas’, que ocupam o lugar de uma pessoa dentro do veículo. Esse item requer o uso do cinto de segurança para mantê-las preso. O bichinho também precisar estar com a coleira tipo “peitoral” para permanecer bem fixo.

Animais maiores possuem coleiras especiais que se fixam através do cinto de segurança ou podem ser conduzidos nas caixas de transporte próprias para eles.

A segurança de todos que estão com você no veículo é sua responsabilidade. Mantenha-se atento mesmo que fatores externos, ou mesmo dentro do carro, chamem sua atenção.

Seja paciente e atencioso. Não estrague suas férias e seu passeio. Vá e volte para casa com segurança. Lembre-se: minha escolha faz a diferença no trânsito.





Destaques