Prefeitura Paulínia Prefeitura de Paulínia
  • Praça na cidadePraça na cidade
  • Paço MunicipalPaço Municipal
  • ReplanReplan
  • Mini PantanalMini Pantanal

  

Notícias

  




DESCARTE CIDADÃO

 17/03/2017  - Bairros de Paulínia ganham pontos fixos para descarte de entulhos




DESCARTE CIDADÃO



Para otimizar a utilização das caçambas de descarte de entulhos provenientes de pequenos geradores (residenciais), a Prefeitura Municipal de Paulínia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou a implantação de pontos fixos de descarte em diversos bairros da cidade.

Ao todo, 69 caçambas permanentes já foram implantadas e ficarão à disposição dos cidadãos em tempo integral. A coleta do entulho depositado corretamente nos pontos fixos de descarte será realizada periodicamente. “Outros pontos ainda estão em estudo e em breve esse número será expandido”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Valdir Terrazan.

A iniciativa, de acordo com a Secretaria, substitui o antigo serviço prestado pela Municipalidade que oferecia caçambas nas portas das residências, cumprindo, assim, o que dita o 4º capítulo do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, criado em consonância com a Lei Federal nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Tanto a Lei Federal quanto o PMGRS deixam claro que o descarte dos resíduos gerados em ambientes privados é de responsabilidade do agente gerador. Com a implantação dos pontos fixos nós garantimos que os cidadãos tenham locais adequados para a realização deste descarte, evitando, assim, a criação de pontos clandestinos de depósito de entulho”, esclarece Terrazan.

O secretário informa ainda que foram realizadas operações de limpeza nas regiões em que as caçambas já foram implantadas e que as ações devem prosseguir no decorrer das próximas semanas.

“Estamos com uma força tarefa nas ruas para realizar a limpeza de todas as regiões da cidade. Porém, reforço que é preciso contar com a colaboração dos cidadãos. Já tivemos casos de bairros pelos quais passamos, fizemos a limpeza, instalamos as caçambas e, em apenas alguns dias, terrenos e calçadas já estavam novamente lotados de entulho”, destaca.

Descarte Cidadão - Para despertar o interesse da população sobre o tema, a Prefeitura Municipal de Paulínia está desenvolvendo campanha educativa que pretende abordar a importância do descarte correto de materiais. “ Não jogar lixo na rua é questão de cidadania e a campanha vem para despertar essa consciência. Afinal, cuidar da cidade é dever de todos nós”, alerta o secretário.

Em caso de dúvida ou sugestões sobre o serviço ligue para 3833-3355.

Clique aqui e encontre o ponto fixo para descarte de entulhos mais perto de você.

Está com dúvidas sobre o serviço? Clique aqui para saber mais.